sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atividades do curso Web2 - Atividade 1

Em resposta a pergunta desta atividade 1 do módulo Inicial Que idéia ou conceitos centrais vocês identificam e por que pensam terem eles sido selecionados para abrir nosso trabalho conjunto?
nosso grupo assim respondeu:

As idéias trazidas pelos autores selecionados nos remetem a uma proposta de educação que valorize a curiosidade, a dúvida, o criar e recriar, como fundamento de uma educação não só alinhada com os novos tempos, mas capaz de responder às necessidades dos indivíduos e da sociedade atual. A nosso ver estas idéias foram selecionadas para nosso trabalho por contemplar uma proposta de educação aberta, que valorize a troca de idéias, a troca de dúvidas, a troca de curiosidades, enfim, o relacionamento entre todos e de várias formas.
Falando em uma nova educação, José Manuel Moran nos diz: " Há um descompasso crescente entre os modelos tradicionais de ensino e as novas possibilidades que a sociedade já desenvolve informalmente e que as tecnologias atuais permitem.   A maior parte do que se ensina não é percebido pelos alunos como significativo." (do site http://www.eca.usp.br/prof/moran/escola.htm em 08/04/11)
Penso, como Moran, que precisamos dar um passo maior e mais significativo em direção de uma nova educação. Não conseguimos nos libertar da sala de aula, do quadro de giz, dos currículos engessados que não agradam nem a alunos nem a professores. Estamos num momento de nossa história em que os avanços tecnológicos, irreversíveis, nos abrem novas possibilidades de relacionamentos, de aprendizagens, de compartilhamento, enfim de educação diferenciada. Precisamos mudar os ambientes, sair da sala de aula, ir para a biblioteca e nela realizar uma aula sem medo de falar alto. Precisamos usar o computador com a internet e deixar nosso alunos resolverem um problema usando os recursos que existem neste computador, como calculadoras, editores, imagens, som. Precisamos ir para o pátio ou rua e lá desenvolver uma aula em que os alunos contemplem o que veem como algo que foi construído com a ajuda de conhecimento acumulado pelas gerações.
E depois de ver, pensar e discutir sobre  determinado assunto, que se possa compartilhar esses saberes, mesmo que ainda incipiente, para que outras pessoas possam também contribuir com esta aprendizagem.
O que estes novos tempos estão a nos mostrar é que as coisas mudam, conceitos são revistos e a educação formal, representada pela escola, pode renovar, criando um ambiente que realmente seja querido pelos nossos alunos. Este ambiente pode ser diversificado, não precisa ser fixo, mas deve contribuir para que nossos alunos sintam necessidade de estudar, de aprender, de recriar, de melhorar este mundo, que é de todos.
Gerson Valencio

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Apresentação pessoal

Olá, sou o professor Gerson Valencio, leciono a disciplina de Matemática na escola Bom Jesus Sévigné, no nivel médio, na parte da manhã e coordeno na parte da tarde o Ambiente Informatizado da escola Emília de Oliveira. Atuo no magistério desde 1989. Desde 2004 trabalho em escola pública. Em laboratórios de informática trabalho desde 2005. Conheço ambiente Windows e Linux. Tenho especialização em EAD e desde 2008 ministro cursos para professores utilizarem laboratórios de informática. Sempre atuei na sala de aula com alunos e paralelamente nos ambientes informatizados. No AI do Emília, nós temos agendamento para as áreas e horário fixo para o CAT. Sempre há conversa prévia com os professores para decidirmos quais atividades vão ser trabalhadas no AI em função dos objetivos que o professor quer atingir com os softwares pré-instalados e como podemos melhor utilizar a internet como fonte de pesquisa. Uma atividade que correu bem no ano passado foi a utilização de webquestions com as turmas de sétima série para a pesquisa e desenvolvimento de atividades voltadas a iniciação científica, que resultou na apresentação destes trabalhos na Feira de Ciências.
As expectativas quanto ao curso estão diretamente relacionadas  a um melhor aproveitamento deste espaço educativo que é o AI.