quarta-feira, 23 de junho de 2010

Trabalho sobre acessibilidade

Atualmente estou desenvolvendo uma atividade com alunos da 5ª série em Novo Hamburgo e com alunos da 7ª série em Alvorada, que busca ver a matemática na prática a partir de uma situação de inclusão social. A ideia é verificar na escola as condições atuais para receber um aluno portador de necessidades especiais, mais especificamente um aluno cadeirante.
A atividade consiste em analisar a situação atual da escola com relação a essa temática, pesquisar as condições necessárias para um cadeirante acessar a escola, desde o transporte à escola até o mobiliário da sala, e propor alterações necessárias. Dentro deste trabalho, a matemática está inserida na medição na escola dos locais, como portas, rampas, escadas, banheiros, e a pesquisa de como deveria ser dentro das normas técnicas. A partir daí, com a ajuda de régua, transferidor, esquadros, ou o próprio computador, o aluno apresenta suas sugestões.
Além disso estou providenciando a troca de ideias e informações destas atividades com os alunos de Novo Hamburgo e de Alvorada a fim de contrastar as sugestões e agregar a cada aluno outras experiências, ideias, conclusões. esta troca acontecerá em um chat ou mesmo em blogs.

A divulgação deste trabalho está na imprensa. No jornal NH, no caderno NH na escola de 04/09/2010 aparece uma reportagem sobre este trabalho. No blog Mídia e educação, também é apresentado o projeto na Rádio Mirin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário